Ecology Day 2023 - Inscreva a sua atividade!
2023-07-06 - 12:41
  • ecologia
  • Cooperação
  • Educação Ambiental

A Sociedade Portuguesa de Ecologia continua empenhada na dinamização do Ecology Day: uma iniciativa internacional que une, de forma única, a ecologia e a sociedade, rumo à construção de um desenvolvimento humano mais sustentável.

Assinalado a 14 de Setembro, o Ecology Day reúne um conjunto de actividades e recursos pedagógicos num programa que não só cativa, mas também sensibiliza o público em geral para as mais diversas questões do campo da Ecologia.

A construção desse programa fica a cargo de parceiros que partilham desta motivação e que se juntam à celebração: desde centros de investigação a organizações não governamentais de ambiente, passando por empresas e autarquias. Esta rede, tão diversa em entidades, tem permitido chegar cada vez mais perto dos vários sectores da sociedade.

Assim, está lançado o convite à submissão de actividades ou recurso pedagógico para o Ecology Day 2023. Para tal, basta aceder a www.ecologyday.eu, onde encontrará toda a informação necessária.

Se existe uma data para mostrar o que de melhor se faz na área da Ecologia e Ambiente em Portugal, essa data é 14 de Setembro, no Ecology Day.

Passos:

1. Pensar numa actividade. Alguns exemplos:

  • Online: visitas virtuais, podcasts, concursos, passatempos, jogos, vídeos educativos, ilustrações.
  • Presencial: visitas guiadas ao ar livre, visitas guiadas a museus, acções de controlo de espécies invasoras, plantação de espécies nativas, observação de aves/insectos/fauna marinha, exposições.
  • Online e presencial: debates, seminários, webinars, formações, workshops, sessões de contos para crianças, lançamento de livros.

-> alguns exemplos na galeria do ano passado, ou nos relatórios das edições anteriores.

2. Escolher a data (as actividades podem decorrer entre 14, 15 e 16 de Setembro), a hora e o local.

3. Submeter a actividade no website Ecology Day, de forma a que todas as pessoas interessadas possam ver a sua actividade juntamente com todas as outras que celebrarão o Ecology Day, dando mais visibilidade ao seu trabalho e, consequentemente, a este dia.