Eco-Digithon 2025: Jovens impulsionam soluções sustentáveis em colaboração com empresas e entidades locais
2025-06-06 - 12:53
  • Ecoinovação
  • Cooperação
  • Mobilidade Sustentável
  • Economia Circular
  • Escassez Hídrica
  • Sensibilização Ambiental
  • Construção Verde
  • Água
  • Ensino Profissional

No âmbito do projeto europeu  ENNE+ – Enhancing VET National Networks through Eco- innovation (Reforço das redes nacionais de EFP através da eco-inovação) Portugal integra um dos quatro pilotos da metodologia Eco-Digithon, que visa reforçar o ensino baseado em projetos nas escolas do EFP para o desenvolvimento de soluções alinhadas com a transição Verde e Digital.

Ao longo de 2025, dez escolas de todo o país aderiram ao projeto e testaram com os parceiros nacionais, APEMETA e Arts&Skills a metodologia, que prevê o alinhamento dos projetos a desenvolver em ambiente esoclar com os atuais desafios de eco-inovação, através de uma metodologia colaborativa, desde logo com entidades locais (empresas, autoridades, ONGs) mas também mais abrangente, pela inserção numa Comunidade de Prática alargada, com mentores e role models e outras partes interessadas.

Conheça a Comunidade de Práticca ENNE+ aqui e junte-se a nós! https://cop.enneplusproject.eu/  

As equipas de professores, alunos e membros da comunidade local trabalharam vários meses no desenvolvimento de soluções tecnológicas e digitais, suportados pela mentoria da APEMETA e parceiros técnicos do projeto ENNE+ dos demais países e outros mentores nacionais (Micro Vida, Planetiers, Until The Last Drop, Laboratório da Paisagem de Guimarães, Sociedade Ponto Verde, obrigada!).

A maratona culminou com um evento presencial imersivo e de 9 a 11 de maio de 2025, Guimarães foi o palco do Eco-Digithon!

Durante três dias, os jovens participantes mostraram um enorme empenho, criatividade e espírito de colaboração, trabalhando para continuar a transformar as suas ideias em propostas concretas com grande potencial de impacto, bem como para conseguir comunicar de maneira breve e assertiva os seus projetos.

O evento foi um verdadeiro sucesso, refletindo o talento e a dedicação das novas gerações.

A equipa vencedora, da Escola Secundária de Arganil, garantiu lugar na 9ª edição do Social Hackathon Umbria, em Itália — uma oportunidade única de levar ainda mais longe as suas ideias sustentáveis!
Em segundo lugar ficou a Escola Profissional de Espinho, seguida pela Escola Básica e Secundária Públia Hortênsia de Castro – Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa.

Parabéns a todos os participantes por esta jornada inspiradora!

Em setembro de 2025 será lançada a call para a 2ª edição! Fique atento! https://cop.enneplusproject.eu/eco-digithon/